domingo, 31 de maio de 2020

Escondem também os bons resultados da ivermectina


A Ivermectina é outro remédio com bons resultados contra Covid 19. A primeira notícia (linkhttps://exame.com/ciencia/em-teste-remedio-antiparasita-mata-coronavirus-em-48-horas/) publicada já em 04 de abril trata de um estudo in vitro (em laboratório), no qual ficou constatado que a ivermectina elimina totalmente o vírus em 48 horas.

Nos testes em humanos, o estudo ficou restrito a doses já usadas em outros tratamentos: 150 mcg/kg de peso de cada paciente. Essa é a dose mínima indicada na bula. Para alguns casos, a dose usada hoje é de 200 mcg/kg.

Ainda assim, os resultados são fantásticos. Encontrei várias fontes que citam os mesmos dados do artigo deste link (https://pebmed.com.br/ivermectina-pode-ser-usada-como-tratamento-para-covid-19/), no qual consta:

Ao total, foram coletados dados de 704 pacientes que fizeram uso de ivermectina provenientes de 169 hospitais em três continentes (América do Norte, Europa e Ásia) e 704 controles. A dose média de ivermectina utilizada foi de 150 mcg/kg. A taxa de mortalidade foi menor no grupo que recebeu ivermectina (1,4% vs. 8,5%; IC 95% = 0,11 – 0,37; p < 0,0001), o que também foi encontrado no subgrupo de pacientes que necessitou de ventilação mecânica (7,3% vs. 21,3%; p < 0,001).
Assim, a taxa daqueles que tomaram invermectina e morreram foi de 1,4 em cada grupo de 100 pacientes. Enquanto que a taxa de morte de pacientes que não tomaram ivermectina foi de 8,5 em cada grupo de 100. 

Conforme esses resultados, o risco de morte cai de 17 para menos de 3 vítimas de covid 19, considerando um grupo de 200 pacientes.

Esse resultado é melhor que o resultado dos testes de Tamiflu (oseltamivir) em pacientes com influenza (gripe H1N1). Pois mesmo quando o Tamiflu é usado antes do quarto dia da doença, a redução da mortalidade é de apenas 60%, conforme pesquisa que baixei do site do Ministério da Saúde neste link, página 47.

O Tamiflu ainda agrava o risco de morte, se for usado depois de quatro dias de ocorrência da influenza (gripe H1N1).

Mas esse teste mostrou que a ivermectina reduziu também o risco de morte de pacientes que já estavam usando respirador. O risco então baixou de 21,3% para 7,3%.


Ainda assim, encontrei duas matérias com manchetes enganosas. Mas lendo o próprio texto dessas matérias já se vê que seus títulos induzem a engano.

A matéria deste link (https://www.aosfatos.org/noticias/nao-e-verdade-que-o-remedio-ivermectina-cure-covid-19/) é de 30 de abril, muito posterior àquela outra da revista Exame, que mostra os excelentes resultados em laboratório. Ainda assim, consta logo no início: “Não há evidências científicas de que a ivermectina, remédio contra vermes e parasitas, cure a infecção pelo novo coronavírus,...”

Depois disso, usam maliciosamente o termo “clínica” para gerar a impressão de que nada haveria de positivo. Só bem mais adiante falam do teste em laboratório. Mas ainda afirmam que seriam necessárias dose acima daquilo que é indicado.

A manchete de outro artigo também diz que é fake news, neste link (https://www.sanarmed.com/fake-news-ivermectina-e-a-cura-contra-a-covid-19 ). Igualmente é preciso prosseguir na leitura do artigo para ver que o título é enganoso.

Esse remédio é ainda usado até por crianças simplesmente para tratar piolhos. É muito mais barato que Tamiflu. Tamiflu não produzi nenhum efeito contra o covid 19. Ainda assim é indicado pelo Ministério da Saúde, conforme artigo anterior:
http://soniardecastro.blogspot.com/2020/05/ministerio-da-saude-indica-medicamento.html

Veja também:

Ministério da Saúde prescreve dose acima do limite máximo de cloroquina e sem o essencial: zinco

http://soniardecastro.blogspot.com/2020/05/ministerio-da-saude-prescreve-dose.html

Só a conspiração global explica a negligência e confusão em torno dos medicamento na “pandemia”



#cloroquina
#hidroxicloroquina covid
#ivermectina
#ivermectina covid
#cura covid

Nenhum comentário:

Postar um comentário